A Mulher Bufálo Branco

Este é um mito central das tribos das planícies, especialmente o Lakota, ou Sioux. Ela conta como os lakotas receberam pela primeira vez o seu cachimbo sagrado e como foi ensinado o cerimonial para usá-lo. A lenda foi relatadas diversas vezes pelos lakotas Black Elk, Lame Deer e Looks for Buffalo.

Nos dias de antigamente os lakotas  tinham cavalos que eram usados para caçar o búfalo,  mas a comida era muitas vezes escassa. Um verão em especial, quando a nação lakota tinha acampado junta e havia muito pouco para comer, dois jovens do ramo Itazipcho – os “Sem Arco’- decidiram que iriam levantar cedo e procurar por caça. Eles deixaram o acampamento enquanto os cachorros ainda bocejavam, e se lançaram através da planície, acompanhados apenas pelo canto da cotovia amarela.

Depois de um tempo o dia começou a esquentar. Os grilos faziam barulho na grama, cães da pradaria disparavam de seus buracos quando os guerreiros se aproximavam, mas ainda não havia sinal de caça. Assim, os jovens foram no sentido de uma pequena colina de onde eles iriam ver melhor através da vasta pradaria. Alcançando-a, eles apertaram os olhos e esquadrinharam a distância, mas o que eles viram saindo da crescente névoa de calor foi algo brilhante, que parecia caminhar em duas pernas, não em quatro. Em pouco tempo eles viram que era uma mulher linda, e que brilhava em seu traje branco.

Búfalo
Búfalo

À medida que a mulher se aproximava, eles notaram que seu manto de peles era maravilhosamente decorada com  ornamentos sagrados feitos de espinhos cor de arco-íris do porco-espinho. Ela carregava um embrulho nas costas, e um odor de sálvia perfumada exalava de sua mão. Seu cabelo negro estava solto, com exceção de um único fio amarrado com pele de búfalo. Seus olhos estavam cheios de luz e poder, e os jovens ficaram paralisados.

De súbito, um dos homens foi tomado por um desejo ardente. “Que mulher!”, disse ele de lado para  seu amigo. “e sozinha nesta  pradaria. Eu vou me aproveitar ao máximo disso! ‘

‘Insensato’, disse o outro. “Esta mulher é santa!”

Mas o tolo tinha tudo planejado, e quando a mulher o chamou, ele não precisou de um segundo convite. Assim que ele estendeu a mão para ela, os dois foram envolvidos em uma grande nuvem. Quando a nuvem se dissipou, a mulher permaneceu ali, enquanto aos seus pés não havia nada além de uma pilha de ossos com cobras terríveis contorcendo-se entre eles.

“Contemple”, disse a mulher ao jovem. “Eu vim para o seu povo com uma mensagem de Tatanka Oyate, a Nação do Búfalo. Retorne ao chefe Standing Hollow Horn  e diga-lhe o que você  viu. Diga a ele para preparar uma grande tenda  suficiente para todo o seu povo, e se preparem  para a minha vinda. ”

O jovem correu de volta pela pradaria e ofegava quando ele alcançou seu acampamento. Com uma pequena multidão de pessoas já o seguindo, ele achou Standing Hollow Horn  e disse-lhe o que tinha acontecido, e que a mulher estava chegando. O chefe ordenou que várias tendas fossem combinadas em uma  grande o suficiente para todos. As pessoas esperavam ansiosas pela chegada da mulher.

Depois de quatro dias, os olheiros que foram mandados para esperá-la, viram alguma coisa de belas formas chegando através da pradaria. Então, de repente, a mulher apareceu na grande tenda, e começou a andar  na direção horária. Ela parou diante de Standing Hollow Horn e colocou o embrulho que ela trazia diante dele.

‘Olhe para isso “, disse ela,” e sempre ame  e respeite isso. Ninguém  impuro deve  tocar neste embrulho, pois contém o cachimbo sagrado. ”

Ela desenrolou a  pele e tirou um cachimbo, e uma pequena pedra redonda que ela colocou no chão.

“Com este cachimbo você vai andar sobre a terra, que é a sua avó e sua mãe. A terra é sagrada, e é sagrado cada passo que você dá em cima dela. A boca do cachimbo é de pedra vermelha; representa a terra. Esculpido dentro dele e no centro está o bezerro de búfalo, em pé nas quatro patas. O cabo é de madeira, que representa tudo o que cresce sobre a terra. Estes doze penas suspensas da águia manchada representam todas as criaturas aladas. Todas as coisas vivas do universo são os filhos da Mãe Terra. Vocês todos são unidos como uma família, e você vai ser lembrado disso quando o fumar. Trate este cachimbo e a Terra com respeito, e seu povo irá crescer e prosperar. ”

A mulher disse-lhes que os sete círculos esculpidos na pedra representavam os sete ritos em que as pessoas iriam aprender a usar o cachimbo sagrado. O primeiro foi para o rito de “manter a alma”, que ela agora ensinava. Os demais ritos eles aprenderiam no devido tempo.

A mulher fez menção de deixar a tenda, mas, em seguida, virou-se e falou com Standing Hollow Horn  novamente. “Este cachimbo vai ficar com você até o fim. Lembre-se que em mim há quatro séculos. Estou indo agora, mas vou olhar por seu povo em todas as épocas, e no final, eu voltarei. ”

Ela agora caminhou lentamente em sentido horário ao redor da tenda. As pessoas ficaram em silêncio e cheias de temor. Mesmo as crianças famintas a observavam, com os olhos cheios de admiração. Em seguida, ela foi embora. Mas depois de caminhar uma curta distância, ela encarou o povo novamente e sentou-se na pradaria. As pessoas que a seguiam ficaram surpresos ao ver que, ao levantar, ela havia se tornado um bezerro de búfalo vermelho e marrom. O bezerro adentrou a pradaria, e depois se deitou e rolou, olhando para as pessoas.

Quando ela se levantou ela era um búfalo branco. O búfalo branco caminhou  até que se tornou  uma mancha brilhante na planície distante, e, em seguida, virou-se de novo, e tornou-se um búfalo preto. Este búfalo foi embora, parou, curvou-se para as quatro direções da terra, e, finalmente, desapareceu sobre o monte.

http://www.livingmyths.com/Native.htm

Links relacionados:

http://www.lightningmedicinecloud.com/legend.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Lame_Deer

http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Elk

Notas:

1) Black Elk e Look for Buffalo são médicos ou “pajés” de origem lakota e Lame Deer foi um conhecido vice-líder dessa tribo.

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