O Mistério de Croatoan Post Original

Em todos esses anos que criamos o site, o post mais acessado continua sendo Croatoan… Fico imaginando o porquê, às vezes me irrito porque os outros posts não tem esse “ibope”. Durante alguns dias Susanoo bem que tirou o primeiro lugar dele, mas de novo e com toda a força ele voltou: “Croatoan”…  Cheguei à conclusão que os fãs de Sobrenatural devem estar mais curiosos sobre a palavra.

Mas nem tudo são flores e achei dois erros gritantes no post:

1 – “com a ilha dr Croatoã”… Gente, leia-se ilha de Croatoã, eu não sei onde arrumei esse dr… Foi mal.

2 -“a estória de algum demônio indiano”… Não é demônio indiano, mas índigena. Traduzi a coisa completamente errada, me desculpem. Na verdade, a informação é bem escassa, mas trata-se de uma tipo de entidade do mal de alguma tribo norte-americana.

Abaixo eu transcrevo o post original, só para efeito de saudosismo mesmo. Obrigada a todos:

“Croatoan é a “misteriosa” palavra encontrada por John White na colônia de Roanoke, na Carolina do Norte. Após alguns anos, ele voltou à Inglaterra para buscar suprimentos. Quando retornou em 1.590, a única coisa que ele encontrou foi a cidade vazia e essa palavra inscrita em uma árvora.

Em muitos lugares vamos encontrar sobre o mistério dessa desaparecimento, afinal eram 117 colonos. Mas duas coisas foram omitidas, primeiro que o próprio White deixou instruções para que, se eles tivessem de deixar o lugar, escrevem em uma palavra para onde iriam. Segundo, eles já tinham decidido que o lugar mais seguro seriam com a ilha dr Croatoã, onde vivia uma tribo amiga que poderiam ajudá-los.

Então esqueça a estória de algum demônio indiano ou coisa que o valha deu um jeito neles. Isso é pura ficção. Em Soldados da Vitória, do Grant Morrisson, também é mencionada a cidade. Lá, os colonizadores se “mesclaram” com seres de outro mundo e envergonhados, fugiram para um submundo, chamado Croatoan.

Atualmente, há um projeto chamado de “Projeto DNA da Colônia Perdida” que vai tentar encontrar traços europeus nos índios de Roanoke.

A foto acima são de índios de Sampson County, que pertencem à tribo de Croatoan, o site é de um tese de George Edwin Butler e tem muitas fotos interessantes.

Algumas lendas dizem que os índios de Croatoan são descendentes de marujos croatas que naufragaram no Cabo Hatteras em 1498.

http://www.croatianhistory.net/etf/mornari.html

http://www.studiacroatica.org/jcs/01/prpic.htm

* Recentemente, achei um livro em domínio público sobre o tema, no link www.archive.org/details/sirwalterraleigh00mcmi e acrescentei um post sobre Croatoan, “A Colônia Perdida de Sir Walter Raleigh”

Links interessantes:

http://viciados-supernatural.blogspot.com/2009/09/lenda-de-croatoan.html

http://www.supernaturalbrasil.org/

  1. ótimo post; esclareceu muitas dúvidas sobre a tal lenda; provou ser apenas fatos não contados de forma completa… as pessoas adoram acrescentar.

    • Olá Isabel!!! Valeu pela visita! Desde que vi o episódio “Croatoan” em Supernatural e fui ler mais sobre o tema, vi que a coisa não era tão sobrenatural assim… Mas ainda é um “quase” mistério…
      Pra mim, os colonos foram morar com a tribo, era mais seguro…

  2. Achei muito interessante esclarecer e enriquecer tais contos com mais dados,
    que normalmente são omitidos, sou interesado em tais assuntos.
    Fica claro que o mistério o tempo criou, o pessoal só mudou de lugar.

  3. Realmente o Sobrenatural pode ter contribuído para essa fama.

    Mas a história é muito interessante.

  4. American Horror Story também passou tá, o feitiço para expulsar espíritos indesejados.

    • Valeu pela dica!!! Vou dar uma conferida no episódio para atualizar o post, que já ta velhinho, pois e de junho de 2008 e tá precisando de uma atualizada…🙂

    • Obrigada, posso até acrescentar, depois de descobrir qual o episódio a que se refere, pois não acompanho American Horros Story…

  5. Bah, estragou o charme da história Dx

    Mas um ótimo post cara, achava essa história bem interessante realmente, mas esse post foi bem esclarecedor ^^

    Uma sugestão de postagem, eu mesmo publiquei em um blog em que participo uma experiência minha sobre o assunto, caso queira, eu passo o link de lá, é sobre algo chamado The Hum, você pode encontrar no youtube como “Sons no céu” são sons que muta gente não tem ideia do que seja, eu mesmo ouvi e não tenho a mínima noção do que causou aquilo até hoje, mas pra dar uma pista inicial, esse som começou a ser registrado na cidade de Taos, no México, por volta de 1990, se não me engano, por isso esse fenômeno também é chamado de Taos Hum, com o tempo, isso foi registrado em outras partes do mundo… isso foi tudo o que consegui encontrar xD

  6. eu realmente vim por causa do sobrenatural rsrsrs

  1. Pingback: Contos e Lendas « Valem a pena!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: