O Caso do hipopótamo e da tartaruga ou por que o hipopótamo vive na água

Muitos anos atrás, o hipopótamo, cujo nome era Isantim, foi um dos maiores reis da terra, perdendo apenas para o elefante. O hipopótamo tinha sete mulheres gordas, de quem ele gostava muito. De vez em quando ele dava uma grande festa para o seu povo, mas uma coisa curiosa era que, embora todo mundo conhecesse o hipopótamo, ninguém, exceto suas sete esposas, sabia seu nome.

Em uma das festas, quando as pessoas estavam prestes a se sentar, o hipopótamo disse: “Vocês vieram para comer em minha mesa, mas nenhum de vocês sabe o meu nome. Se você não puderem advinhar o meu nome, vocês todos devem ir embora sem o seu jantar.”

Como não podiam adivinhar o seu nome, eles tiveram que ir embora e deixar toda aquela comida boa pra trá.  Mas antes de saírem, a tartaruga se levantou e perguntou o que hipopótamo faria se ela dissesse seu nome na próima festa? De pronto, o hipopótamo respondeu que ficaria com tanta vergonha de si mesmo, que ele e toda sua família deixaria a terra, e no futuro eles habitariam a água.

Naquela época era o costume do hipopótamo e suas sete mulheres descer todas as manhãs e à noite para o rio para tomar banho e beber água.  A tartaruga sabia desse hábito.  O hipopótamo costumava caminhar na frente e suas sete mulheres o seguiam.  Um dia, quando eles tinham ido até o rio para se banhar, a tartaruga fez um pequeno buraco no meio do caminho, e então esperou.  Quando o hipopótamo e suas esposas retornaram, duas das esposas estavam a alguma distância  atrás, de modo a tartaruga saiu de onde estava escondida,  metade enterrado no buraco que havia cavado, deixando a maior parte de seu casco exposto.  Quando as duas mulheres do hipopótamo vieram, a primeiro bateu o pé contra o casco da tartaruga, e imediatamente chamou seu marido,  “Oh! Isantim, meu marido, eu machuquei meu pé.”  Ouvindo isso, a tartaruga ficou muito contente, e foi alegremente para casa, pois havia descoberto o nome do hipopótamo.

Quando a próxima festa do hipopótamo aconteceu, ele fez a mesma pergunta sobre seu nome, assim a tartaruga se levantou e disse: “Você promete que não vai me matar se eu te disser o seu nome?” e o hipopótamo prometeu.  A tartaruga então gritou tão alto quanto ele foi capaz, “Seu nome é Isantim”, então uma grande ovação veio de todos, e então eles se sentaram para o jantar.

Quando a festa acabou, o hipopótamo, com suas sete esposas, de acordo com sua promessa, desceram para o rio, e eles viveram na água a partir desse dia até agora, e apesar de sair do rio para se alimentar à noite , você nunca encontrará um hipopótamo na terra durante o dia.

Fonte:

http://www.sacred-texts.com/afr/fssn/fsn24.htm

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em novembro 5, 2010, em africa, contos, seres míticos e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: