A origem da morte

Lenda bosquímana

Nós, quando a Lua recentemente retorna à vida, quando outra pessoa nos mostrou a Lua, nós olhamos para o lugar em que o outro nos mostrou a Lua e, quando olhamos para lá, percebemos a lua, e quando percebemos isso, fechamos os nossos olhos com nossas mãos, nós exclamamos: “kabbi-á além! Pegue minha cara além! Darás a tua face me lá! tomarás o meu rosto lá! O que não lhe faz sentir beml. Me darás me teu rosto, – (com), com o qual você, quando tiveres morrido, terás um novo regresso, viverás, quando não esperarmos, tu regresserás novamente, – que também pode assemelhar-te. Pois,  além de alegria, que sempre possuirá, ou seja, que tu não vai mais voltar vivo, quando não percebemos ti, enquanto a lebre te disse sobre o assunto, que deves fazer assim. Tu anteriormente disse a nós, que nós retornaremos à vida, quando nós morremos. ”
A lebre foi quem assim o fez. Ele falou, ele disse que não iria ficar em silêncio, pois sua mãe não voltaria a viver, pois sua mãe estava completamente morta. Por isso, ele chorava muito por sua mãe.

A Lua respondeu, dizendo a lebre sobre isso, que a lebre deveria parar de chorar, pois, sua mãe não estava completamente morta. Pois, a mãe queria dizer que ela voltaria a viver.  A lebre disse que não estava disposta a ficar em silêncio, pois, ele sabia que sua mãe não voltaria mais a viver. Pois, ele estava completamente morta.

E a Lua se irritou com isso, que a lebre [1] falou assim, que ele não concordava com ele (a Lua). E ele bateu com o punho, cortando a lebre na boca, e quando ele batia na lebre, exclamou: “Isso, a sua boca, que está bem aqui, será sempre assim, mesmo quando você virar uma lebre ; [2], ele deve ter sempre uma cicatriz na boca, ele será afastado da primavera. Os cães devem persegui-lo e  quando eles pegá-lo, eles devem rasgá-lo em pedaços, ele deve morrer totalmente.

“E os que são homens, eles devem morrer completamente e ir embora, quando morrerem. [4] Com efeito, ele não estava disposto a concordar comigo, quando eu disse a ele sobre isso, que não deveria chorar por sua mãe, pois, sua mãe ele viveria novamente, ele disse-me que, sua mãe não voltaria a viver. Portanto, ele deve transformar-se em uma lebre. E o povo dele deveria morrer também, pois ele falou que a mãe não voltaria.

Eu falei a ele sobre isso,  que eles (o povo) também seriam iguais a mim, seriam como eu sou, que eu, quando eu estou morto, eu retorno a vida novamente.  Ele me contradisse, negou tudo o quanto eu dito sobre ele. ”

Portanto, nossas mães disseram, que a lebre era antigamente um homem, e por ele ter agido dessa forma, então a Lua o amaldiçoou, transformando-o em  lebre. Nossa mãe me disse que, a lebre tem carne humana em si [| | katten TTU (4) e, portanto, nós, quando matamos uma lebre e temos a intenção de comê-la, nós descartamos a carne “biltong” (4), que é a sua parte humana, nós deixamos de lado. Pois mesmo que a vejamos como uma lebre, sua carne não é. Pois a carne pertence ao tempo em que ele foi um homem.

Portanto, nossas mães não davam para nós aquele pedaço da carne, quando elas percebiam que era o pedaço de carne da lebre que antes era a de um homem. Nossas mães nos falaram a respeito, não sentimos que nossos estômagos ficariam incomodados se comêssemos aquele pequeno pedaço de carne, enquanto nós sentimos que era carne humana, não é de carne de lebre, pois, a carne, que ainda está na lebre é a de homem. Portanto, ainda há um homem na lebre, e por causa das obras da lebre é que a Lua nos amaldiçoou; e que devemos morrer para sempre. Pois, nós deveríamos ter uma outra vida, quando morressemos, mas a lebre que não quis concordar com a Lua, e mesmo a Lua estando disposto a conversar com ele sobre isso, ele contradisse a lua.

Portanto, a Lua falou, ele disse: “Vós humanos, vós, quando morrer, desaparecerão completamente. Pois, eu disse que, quando morresssem, deveriam surgir novamente, não morreriam para sempre. Pois, eu, quando eu estou morto, eu vivo novamente. Eu tinha previsto isto, vós que sois homens seriam iguais a mim e fariam as coisas que faço, que eu não morro completamente. Vocês, que são homens, foram o que fizeram esse ato e, portanto, eu tinha pensado que eu lhes daria alegria. Mas a lebre, quando eu pretendi dizer sobre isso, – quando eu senti que eu sabia que a mãe da lebre não tinha realmente morrido, pois, ela dormia, – a lebre foi quem me disse, que a mãe não dormia, pois, sua mãe tinha morrido. Essas foram as coisas que eu me provocaram a ira, enquanto pensei que a lebre diria: ‘Sim, minha mãe está dormindo. ”

Pois, por conta dessas coisas, ele (a Lua) tornou-se irritado com a lebre, pois a lebre que deveria ter falado dessa maneira: “Sim, minha mãe está dormindo, ela vai se levantar.” Se a lebre tivesse concordado com a Lua, então, nós, as as pessoas, deveríamos ter nos assemelhado à Lua, pois, a Lua tinha anteriormente dito, que nós não deveríamos morrer totalmente. A obras da lebre nos fizeram amaldiçoados pela Lua, e nós morremos completamente, de uma única lebre que o contradisse.  Essa história é o relato de porquê morremos e vamos  embora, por conta das ações da lebre, e só ele era o único que não concordava com a Lua.

A Lua falou, dizendo que ele (a lebre) deve cair morta em lugar deserto; parasitas viram mordê-lo, no lugar onde ele estava deitado, ele não deve habitar a mata, pois, ele deveria ficar em algum lugar ermo, enquanto ele não se encontrasse sob uma árvore. Ele deve deitar em algum lugar descampado. Portanto, a lebre costum, quando ele nasce, sacudir a cabeça, enquanto ele sacode, faz cair os vermes de sua cabeça. Portanto, ele balança a sempre a cabeça, para que os parasitas possa cair dele.

(Este, entre as diferentes versões da Lua e a Lebre da estória chamada “A Origem da Morte”, foi escolhida por conta das oração a Lua Nova.)

Notas do conto:

(1) Era um jovem lebre masculino, o narrador explica.

(2) A lebre foi também uma pessoa, mas, a Lua amaldiçoou, ordenando que ele deveria tornar-se umaebre.

(3)  O significado de | | katten TTU, ainda não está clara, e os esforços para nós obtermos uma lebre, que pode ser verificada qual exatamente a seria esse pedaço de carno para os bosquímanos, foram infrutíferas. A TTU no final da palavra indica algum tipo de cavidade do corpo humano.

Depois de mandar estas folhas para a imprensa, o Dr. J.N.W. Loubser, a quem eu tinha pedido informações sobre esta peça de carne, foi tão bondoso que me enviou as seguintes linhas, acompanhado de um diagrama, que infelizmente já era tarde demais para incluir nas ilustrações deste livro:

“No que diz respeito à carne biltong, muitas vezes tenho visto a minha mãe cortando carne seca, e sabemos que cada pedaço de carne contém apenas um biltong verdadeiro, ou seja, o pedaço de carne não precisa ser cortada na forma usual oblongai. Em outras palavras, é um músculo dessa forma.  Do meu conhecimento anatômico só posso encontrar correspondente no femoris bicelis museulus do homem.  É, portanto, um músculo bem no alto da coxa. ”

(4) O narrador explicou | kwaii ser “carne biltong” (ie, carne magra, que pode ser cortada em tiras e secada ao sol, fazendo “biltong”).]

Tradução literal do conto.

Fonte:

http://www.sacred-texts.com/afr/sbf/sbf74.htm

clipped from www.wdl.org
Pintura em Pedra S00568, Belém, ...

Esta pintura rupestre San mostra animais de chuva na postura de cabeça para baixo, uma indicação habitual de morte, na cultura San. Para os San, esta morte era tanto literal quanto metafórica. Metaforicamente, a morte envolvia a passagem de um feiticeiro para o Mundo Espiritual que se acreditava existir por trás da superfície rochosa. A pintura é do Estado Livre da África do Sul oriental, que é conhecida por suas representações de antílopes de cabeça para baixo em uma variedade de contextos incomuns.

blog it

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em junho 10, 2010, em africa, contos, lendas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

