Os Nio Os Reis Benevolentes

Há diversos tipos de barreiras simbólicas e reais que existem nos templos, com o objetivo de protegê-los tantos dos seres sobrenaturais, como demônios, como de pessoas mau intencionadas, como ladrões. Duas estátuas, muito comuns em templos da China, Coréia e Japão, reperesentam os Deus Benevolentes ou Nio.

Eles são retratados como deuses de aparência forte, um deles extremamente ameaçador, às vezes armado e o outro mais contido, embora também retratado de forma a amendrontar quem quer que seja.

Os Niō (Deuses Benevolentes ou Deuses Benévolos),  seriam dois deuses e  são encontrados no porta da maior parte dos templos budistas japoneses.  No Japão, o portal de um templo é chamado muitas vezes de Nio-mon (literalmente portal dos Nio). Também há os templos que em vez de deuses de aparência humana  usam dois seres míticos Shishi Lion-Dogs com aparência de cachorro ou talvez de cães com trejeitos leoninos – um com a boca aberta e outro, com a boca fechada.(1)

Os mais famosos Niō do Japão são encontrados em Nara no templo de Tōdaiji. Essas estátuas foram esculpidas em 1.203, pelo famoso escultor Unkei.

Nota-se que um deles está de boca aberta e outro de boca fechada. Eles estão emitindo um som cósmico. O som representa o início e o fim, a vida e a morte.

“Agyo” é o deus de boca aberta, ele está dizendo “ah,” significando nascimento do universo. Também é chamado de Agyō, Agyo, Agyou, Naraen Kongō, Kongō Rikishi.

Ah” é o primeiro som do alfabeto japonês, enquanto que o “n” (pronounced “un” ) é o último, então eles simbolicamente representam o alfa e o ômega na danç cósmica da existência. Em sânscrito “Ah” é a primeira letra, mas a última é  “Ha.”

“Ungyo” está de boca fechada,  ele diz “un” ou “om,” significando a morte do universo. É também chamado Ungyō, Ungyo, Ungyou, Misshaku Kongō, Misshaku Rikishi.

Também são considerados manifestações de Vajrapani(2), Vajradhara Vairocana (Dainichi Nyorai) para os esotéricos e até  do deus hindu Vishnu. Bodhisattva Vajrapāṇi é uma divindade protetora do panteão Maaiaana ou mahayana. A filosofia maaiana pode ser descrita como uma estrutura religiosa e fislófica vasta. É uma das principais tradições do budismo, além da tetraveda. É equivalente a Guhyapāda(3).

Em algumas lendas, eles seriam protetores de Buddha em suas viagens pela India.

Notas:

(1) Otutros termos japoneses para os guardiães incluem  Kongo, Kongou, Kongō, Rikishi, Kongo Rikishi, Kongō Rikishi, Shitsukongō-shin, Shukongōshin Niten e Niōson.

(2) Vajrapani, na tradição Sutra do budismo mahayana Vajrapan é um oito filhos “adotivos” de Shakyamuni Buda e é retratado com uma aparência pacífica. Na tradição do budismo vajrayana, ele é retratado como uma figura furiosa e mais conhecido como Guhyapati – O Senhor dos Segredos. Historicamente ele é o principal receptáculo e protetor dos textos tântricos e ensinamentos do Buda Shakyamuni – o Buda histórico (na forma de Vajradhara).

(3) “Guhyapada”  significa protetor do Dharma Protector, em sânscrito. De acordo com o Maha-ratnakuta-sutra no capítulor 8, “Guhyapada” nasceu como um príncipe de nome “Fa Yi”. Ele pediu para ser transformado em macaco assim ele ficaria mais perto de  Buddha. O tempo passou e ele se tornou o líder dos protetores Vajra.

http://www.himalayanart.org/search/set.cfm?setID=169

http://worldvisitguide.com/oeuvre/O0034308.html

http://www.onmarkproductions.com/html/nio.shtml

http://www.buddhist-artwork.com/html/nio-statues.html

http://www.art-and-archaeology.com/japan/horyuji2.html

http://www.flickr.com/photos/alberttnt/4072070288/

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em março 10, 2010, em china, contos, japão, lendas, seres míticos e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: