Eng e Chang Os Gêmeos Siameses

Chang e Eng

Chang and Eng nasceram na vila de pescadores de Meklong, em 11 de maio de 1811 no antigo Sião (Tailândia), na província de  Samutsongkram. Eles eram ligados pelo esterno apenas por um pedaço de  cartilagem. Seus fígados eram ligados mas eram completamente independentes um do outro.

Seu nascimento foi visto como um mau presságio e ninguém queria chegar perto deles com medo de ser amaldiçoado. Assim que a notícia chegou aos ouvidos do rei, ele decretou sentença de morte para os gêmeos, mas a mãe deles foi incapaz de abandoná-los à própria sorte, e por fim o rei esqueceu o seu decreto. Mesmo assim eles continuavam ameaçados, dessa vez por médicos que em busca de fama queria separá-los a qualquer custo, até usando fios aquecidos.

Mas eles aceitaram seu destino e logo aprenderam a nadar, correr, pular, enfim, viver uma vida normal. Tendo o pai deles morrido cedo eles trabalhavam para ajudar a sustentar a casa. Foi vendedo patos, aos 14 anos,  que eles acabaram sendo descobertos por Robert Hunter, um comerciante britânico. Ele convenceu a mãe deles que o futuro deles seria melhor no exterior. Levou três anos que o rei liberasse seus vassolas para a viagem. A mãe deles os vendeu por três mil dólares, mas no final Hunter pagou somente 500 dólares por eles.

Hunter, junto com seu sócio americano, Captain Abel Coffin, gerenciava a carreira deles. Eles começaram a fazer shows em 1829, viajando pela Europa, Estados Unidos, Canadá, Caribe. Somente na França não foi permitido a exibição porque o governo alegou que a imagem deles fazia mal às crianças e poderia provocar o nascimento de deformidades. Junto com Tom Thumb, Chang and Eng eram uma dos curiosidades de P. T. Barnum mais populares. Depois deles, todos os gêmeos conjugados passaram a ser chamados de siameses.

O espetáculo a princípio era somente ver os irmãos sentados, depois eles passaram a fazer alguns malabarismos. Tudo isso eles enfrentavam com bom humor, mesmo quando alguém da platéia fazia alguma pergunta que os irritava. Mas com o passar do tempo, algumas coisas começaram a aborrecê-los. Uma das ocasiões, foi quando em uma viagem de trem na Inglaterra, Coffin foi de primeira classe e deixou os gêmeos viajar de terceira classe. Somado a isso, eles recebiam apenas 10 doláres por mês mais despesas, e as receitas recebidos por seus “gerentes” era de mil dólares por mês.

Eles continuaram sendo gerenciados até os 21 anos, quando passaram a fazer shows por sua própria conta. Em 1839, eles visitaram Wilkesboro, na Carolina do Norte, e decidiram ficar por lá, compraram terras, gado e escravos e abandonaram a carreira. Após algum tempo, eles se naturalizaram americanos, adotando o nome Bunker.

Eles conheceram as irmãs Adelaide e Sarah Yates in 1843. Chang se apaixonou e decidiu se casar, e Eng resolveu casar com a outra irmã.  Casar com irmãs era ideal, porque resolvia uma série de problemas, que incluia a intimidade do casal. A princípio os pais delas e a comunidade se opuseram, mas tiveram de aceitar.

Chang, Eng e filhos

Família Bunker (1865)

Pensando em sua vida de casados, eles tentaram uma cirurgia de separação, mas eles desistiram após os apelos histéricos das irmãs. Devido a problemas financeiros, eles fizeram algumas turnês em 1860 e 1868. Durante a Guerra Civil Americana os filhos de Chang e Eng, Christopher e  Stephen lutaram pelos  confederados. Chang and Eng perderam parte da propriedade depois da guerra. Chang acabou por prosperar bem mais que Eng (eles mantinham propriedades em separados) tanto é assim que os descendentes de Eng se consideram o lado pobre da família. Eles foram pais de 21 crianças, sendo que algumas morreram antes da idade adulta.

Em 1870, eles fizeram shows na Europa e aproveitaram a acasião para tentar uma nova operação. Quanto à cirurgia, os médicos disseram ser impossível, mas eles conseguiram dinheiro com os shows.

Quanto ao gênio, eles eram pessoas amáveis, mas também perdiam a calma facilmente, e brigavam com certa frequencia. Seus últimos anos foram marcados por brigas, tanto que Chang ameaçou Eng com uma faca. Não suportando mais a presença um do outro, chhamaram o médico da família para separá-los. Quando chegou o doutor disse “vocês preferem que eu corte a carne que os une ou corte a cabeça de vocês, porque o resultado vai ser o mesmo”… Eles desistiram, mas o doutor prometeu que se um deles morresse, eles faria a operação.

A morte deles é cercada de lendas. Eles morreram em janeiro de 1874, aos 63 anos. Dizem que não houve tempo para a cirurgia.  Chang já tinha uma saúde debilitada, devido a um ataque de coração ocorrido durante a turnê européia e ele acabou por contrair pneumonia. Ele morreu durante o sono, e ao ver o irmão morto, dizem que Eng morreu de susto. Outra versão diz que Eng se recusou a ser operado. Morreu três horas depois do irmão.

Após a morte deles, as viúvas receberam propostas indecentes de compra dos corpos. Eles eram famosos e muita gente queria ganhar dinheiro com a morte deles. Elas simplesmente acharam de extremo mau gosto as diversas ofertas e esperaram pela volta do filho mais velho dos Bunker, para decidir o que fazer. Claro que nesse meio tempo, elas foram atormentados por todo tipo de gente.

Túmulo dos Bunker

Por razões de segurança, temendo proganadores de túmulos, eles foram entrerrados primeiro no piso, depois em frente da casa de Chang em 1917, após a morte de Adelaide, eles foram enterrados na igreja batista de White Plains. Havia um lugar no túmulo para Sally, mas ela preferiu ser enterrada na fazenda de Eng. Afinal, ela finalmente teria privacidade.

O fígado dos Bunker está no Museu Mütter em Philadelphia, Pennsylvania. Muitos pertences estão expostos na cidade de Chapel Hill, na coleção referente à Carolina do Norte da Biblioteca Wilson pertencente à Universidade da Carolina do Norte, incluindo o retrato em aquarela de Chang e Eng datado de 1836.

Entre seus descendentes está o major da Força Aérea Americana, general Caleb V. Haynes, neto de Chang Bunker por parte de mãe.  O filho de Haynes é Vance Haynes , doutor em arqueologia, que estuda a área de Sandia Cave visando determinar a linha de tempo da migração humana na América do Norte, e é professor em diversas universidades.

Os gêmeos na ficção

O conto Os Irmãos Siameses de Mark Twain foi baseado nos Bunkers.  Mark Slouka escreveu God´s Fool também sobre os irmãos. Há um livro de 2.000, Chang and Eng escrito Darin Strauss . Quanto aos livros de Slouka e Strauss, eles têm em comum o uso do realismo fantástico. Chang e Eng é uma narrativa em primeira pessoa do ponto de vista de Eng. God´s Fool é narrado por Chang. Os dois livros carecem de veraciade histórica, mas mesmo assim tratam bem o tema. Gary Oldman comprou os direitos do livro de Strauss para transformá-lo em filme.

Ainda sobre o tema há o documentário de Josh Gibson,  The Siamese Connection.

Webgrafia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Chang_and_Eng_Bunker

http://www.blueridgecountry.com/archive/a-hyphenated-life.html

http://www.scifidimensions.com/main/2009/07/25/chang-eng-in-fiction/

http://www.scifidimensions.com/main/2009/03/09/conjoined-twins-the-medical-text/

http://www.librarything.com/subject/Conjoined+twins%09Fiction

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em março 2, 2010, em estados unidos e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: