Little Chicken Hawk rouba o fogo

E tudo começou quando Djungaraba, Bygaidjma e Mojin precisaram de fogo para cozinhar a refeição…

Uma rara imagem de um dingo branco por Dave

Little Chicken Hawk (Djungarabaja), Big Hawk (Bugaidjma) e Dingo (Mojin) foram acampar junto a um monte elevado, nos terras de  Dolg Mdngala e Maranunggus.  Dingo saiu para recolher inhames doce e azedo. Retornando, ele disse: “Irmão, vamos quebrar uma madeira especial para fazer fogo. Torcendo o graveto o fogo começa e vamos cozinhar essa comida.” Dingo torceu, mas quebrou-o, torceu de novo e quebrou.  Ele não conseguia acertar.  “É melhor eu sair e pegar uma brasa viva vara para que possamos ter um bom fogo.”

Ele deixou o acampamento e se escondeu atrás de um pândano.  Um monte de mulheres havia saído para coletar  inhame e comida, e agora elas voltaram do campo com tudo.  Elas fizeram um fogo, preparando um forno e organizando as pedras para o cozimento.  Quando a madeira queimou elas botaram de lado os pedaços queimados, deixando somente a brasa. Dingo saltou para a frente para pegar uma brasa, mas as mulheres viram e o perseguiram, dizendo:  “Não há fogo por você.”  Ele voltou para casa e disse aos outros: “Oh não, eu sou muito grande, e todas elas me viram.”

“Tente de novo”, eles exigiram.  Ele voltou para o acampamento das mulheres e se escondeu atrás do pândano novamente. Como antes, as mulheres voltaram a recolher alimentos e começaram a fazer um forno. Dingo tentou novamente pegar a brasa, mas mais uma vez que elas expulsaram ele.  Ele voltou para os amigos.  “Oh não, eu sou muito grande. Eles sempre me vêem.”  As mãos de Dingo mãos estavam tão doloridos de tocer os palitos que ele disse, “Você vai, Djungarabaja!”

Então Little Chicken Hawk (1) foi para o acampamento das mulheres e se escondeu atrás da árvore pandanus.  As mulheres voltaram do mato, como antes, e começou a preparar o forno. Mas desta vez elas olharam em volta procurando por Dingo, e, sabendo que ele morava com Big Hawk Bugaidjma, procuraram por ele também.  A presença de Djungarabaja não foi notada,  pois ele era pequeno.  Satisfeito, eles continuaram a fazer o forno, elas rasparam a madeira e colocaram os troncos grandes brilhante dos lados.

Assim que eles fizeram isso Djungarabaja desceu e pegou um pedaço de madeira acesa, clamando: “… Consegui! Consegui!” As mulheres correram, mas ele voou com o palito.  Assim que ele alçou vôo, deixou cair alguns pedaços de carvão, quebrando seu bico porque ele segurava a brasa, hoje existem manchas de carvão que se estende desde Birangma em direção à Djungarabaja Hill (quase paralela a Dilg Hills).

Voltar no acampamento ele descobriu que Dingo, impaciente com a espera, comeu o inhame cru. “Ah”,  Djungarabaja repreendeu: “você comeu o inhame cru, e eu trouxe o fogo!” E é por que o Dingo não fala, como os Chicken Hawk, e come a comida crua: porque ele não ele não esperou. Mas esses três ainda permanecem naquele lugar, sonhando; em Djungarabaja, em homenagem a Little Chicken Hawk.

Notas:

extraída de: http://burlveneer.blogspot.com/2006/02/jimmy-pike.html

Segundo o blog não existe um chicken hawk (falcão galinha, literalmente), mas é um termo genérico usado na Austrália para qualquer ave de rapina pequena, mais comumente o brown goshawkcollared sparrowhawk.

Deduzo então que qualquer ave de rapina grande seja chamada Big Hawk, se bem que não tenho idéia do que sea considerado uma grande ou pequena ave de rapina para um australiano.

links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandanus

http://www.aboriginalartcentre.com.au/dreamtime%20stories/chicken_hawk.htm

Bush tucker:

http://encyclopedia.thefreedictionary.com/bush+Tucker

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em fevereiro 23, 2010, em austrália, lendas e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: