Maoris na Primeira Grande Guerra

ump.retrieve_uma

Inscrições feitas por maoris em uma trincheira de Gallipoli, Turquia. Foto por Bean, Charles Edwin Woodrow, em 25 July 1915

Quando procurava por uma determinada foto no site do Memorial de Guerra Australiano, encontrei essa estranha foto. Insrições maoris em um barranco? A foto foi tirada em Gallipoli, um lugar da Turquia que descobri que existia através do filme de mesmo nome, estrelado por Mel Gibson. Então, resolvi fazer esse post, meio fora do assunto principal.

Apesar de muitos maoris se oporem ao Império Britânico, alguns se juntaram ao batalhões que foram para os campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. A política imperial se opunha a ida dos voluntários maoris, eles não queriam nativos entre os homens brancos. Mas enfim, as baixas começaram a ser grandes e eles foram obrigados a ceder.

Um contingente nativo deixou a Nova Zelândia em 1915. Eles combateram em Gallipoli antes de serem mandados para o front ocidental.

No final da guerra, 2227 maoris e 458 nativos do Pacífico tinham servido no Maori Pioneer Battalion (Batalhão dos Pioneiros Maoris). Destes, 336 morreram em combate e 734 foram feridos. Os maoris atuaram em outros batalhões.

Os maoris fazem gravuras em madeira para representar seus ancestrais e deuses. Talvez a figura no barranco seja a de um deus guardião, ou um deus da guerra. O simbolismo de suas gravuras é muito complexo e interessenta. Pretendo voltar a falar sobre ele em um outro tópico.

Mas o que realmente me atraiu na figura foi como ela parece fantasmagórica, evocando um passado distante. Quem seriam aqueles maori que evocaram seu deus ou antepassado num momento tão crítico quanto esse?

Jamais saberemos, mas suas almas estão gravadas nessa foto.

Fontes:

http://www.nzhistory.net.nz/war/maori-in-first-world-war/introduction

http://christchurchcitylibraries.com/Heritage/WarsAndConflicts/WorldWar1/MaoriAndPacificIslander/

http://www.woodcarving.co.nz/maori-wood-carving

Sobre Gallipoli:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gallipoli_%281981%29

http://en.wikipedia.org/wiki/Gallipoli

http://en.wikipedia.org/wiki/Gallipoli_Campaign

http://www.anzacsite.gov.au/

Obs.: atualizei o link da foto, direcionado para o site onde a encontrei. Ainda farei uma busca para localizar o local exato da foto.

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em outubro 30, 2009, em Nova Zelândia, Primeira Guerra Mundial e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: