Sir Parsival e o Sagrado

IMG_2553

Castelo de Tintagel, local de nascimento do rei Arthur

Existem centenas de filme sobre a epoca medieval e os cavaleiros. Eles ainda fazem parte da fantasia romântica de muitas pessoas.

Um dos meus favoritos é “Excalibur” de John Boorman. Não entrarei em detalhes, mas uma das cenas que resumem o filme é Sir Parsival, um dos cavaleiros de Arthur, sendo jogado ao rio por Lancelot e afundando lentamente em suas águas. Estava assistindo o filme em uma sessão na Universidade. Claro, algumas cenas foram alvos de diversas piadas e intermináveis risos… Afinal, estou numa universidade. Nem quero comentar as piadas.

Mas tal foi o silêncio nessa cena que citei que não se ouvia nada no auditório. Nada. As pessoas pararam num momento solene para ver Parsival se despir de sua armadura e voltar à vida, emergindo do rio.

Só ouvimos uma voz: “ele precisa se despir da condição de cavaleiro…”

Sangreal

O Graal - Sangreal

Essa é a essência da cena. Era uma das metáforas mais poderosas que já vi. Dita por uma voz desconhecida, era isso o que pensávamos.  Ele abandona a condição de cavaleiro para alcançar o Graal, que é a chave para curar o seu seu rei . Ele tem de se despir do que é mundano para alcançar o sagrado.

Afinal, penso como o “pai” daquele famoso personagem... O Graal é a busca pelo sagrado dentro de todos nós.

Foto:

álbum do Google Picasa, autor Anthony.

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em outubro 21, 2009, em contos, europa, França, Inglaterra, lendas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: