Como a zebra ficou listrada

Como a Zebra Ficou Listrada

Uma Lenda dos Bushmen do Kalahari

Há muito tempo atras havia um Babuíno arrogante que se autodenominava “O Senhor das Águas”. Ela vigiava uma das únicas fontes que  não secava durante a seca, um pequeno poço na verdade. Ele impedia que os outros animais bebessem lá.

Mas um dia a Zebra e seu filho foram atá a fonre. O tempo estava seco e quente demais, e não havia água em canto nenhum. Eles já iam beber quando uma voz gritou: “Caiam fora! Eu sou o Senhor das Águas e esse é o meu poço!”. As zebras olharam, pararam, e viram o Babuíno zangado sentado ao lado do fogo.

“As águas pertencem a todos, não apenas a você, cara de macaco!”, gritou a jovam Zebra. “Então você deve lutar comigo pela água se quiser beber” desafiou, e atacou. Os dois lutaram pelo que parecia ser uma eternidade até que um coice selvagem da jovem Zebra arremesou o Babuíno através do ar até que ele caiu de traseiro sentado entre as rochas. Até o dia de hoje, o Babuíno tem um inchaço vermelho nesse lugar.

A Zebra estancou e caiu sobre a fogueira, chamuscando seu pelo branco e deixando listras negros nela. As Zebras assustadas correram de volta para as planícies onde elas permanecen até hoje.

O arrogante Babuíno e sua família ficaram morando entre as rochas e passam seus dias desafiando os intrusos, erguendo suas caudas o quanto podem para aliviar a a dor na parte pelada de pele onde eles aterrisaram.

Assim é essa a lenda de como a Zebra ficou listrada.

Notas:

Bushmen (povo da mata) – chamados de Bushmen, San, Sho, Basarwa, Kung, or Khwe. São caçadores e coletores do sudeste da África, cujo território inclui também parte da África do Sul.

Mais lendas africanas nesse site

Fonte:

http://www.colours-of-the-rainbow.com/african-legends.html

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em outubro 16, 2009, em africa, contos, lendas e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: