As bruxas de Zugarramurdi

A Inquisição é cheia de estórias a respeito de pessoas que foram perseguidas por um ou outro motivo, como suas crenças religiosas. Em determinada região do nordeste da Espanha, em  Navarra, há uma cidade chamada Zugarramurdi, que guarda uma dessa estórias.800px-Zugarramurdi_cueva

Essa típica cidade medieval foi palco do assassianto de quarenta mulheres no ano de 1610. Dizia-se que essas mulheres praticacam a bruxaria na famosa caverna de mesmo nome, Zugarramurdi. Todas foram queimadas na fogueira, Na verdade, tratavam-se de mulheres que conheciam o uso das ervas para a cura dos mais diversos males e doenças.

O começo da perseguição se deu com a mudança de  Maria Ximilegui para a cidade. Recém chegada ao local, ela começou a frequentar as reuniões, mas algum tempo depois começou a contar o que se passava lá pra as autoridades locais. Ou como se acredita, que inventava estórias para incriminar quem se reunia na caverna.

A caverna também é chamada de Cueva de los Aquelarres, porque segundo os locais, lá habitava um grande bode que se transformava em pessoa durante essa reuniões.

Na verdade, essas perseguições religiosas seria motivadas por rixas entre as mulheres desse local e de outra cidade. Além disso, a mulher naquela época, deveria ser submissa a tudo e todos e essas que se atreviam a quebrar tabus e fazendo reuniões com certeza era vistas como uma ameaça à sociedade e uma maneira de expurgar e dar exemplo a outras, era considerar todas bruxas.

Hoje em dia, há o Museu das Bruxas, que funciona em um hospital próxima da caverna, onde se pode ouvir mais da estória do local.

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em outubro 13, 2009, em europa, lendas e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: