Adão O Golem

Adão O Golem

(extraído de Árvore das Almas: A Mitologia do Judáismo)

Quando Deus decidiu criar Adão, ele pegou pó dos quatro cantos do mundo,Golem_and_Loew fez um bolo, misturou com água e fez barro vermelho. Desse barro ele criou um corpo sem vida, o primeiro golem, esticado de uma ponta do mundo até a outra. Tão largo ele era que a Mão de Deus podia repousar sobre ele. Tão largo ele era que aonde Deus olhava, lá estava ele. Esse é o significado de “Seus olhos vêem minha substância sem forma” (Salmos 139:16). Tão grande ele era que os anjos se enganaram pensando que ele era Deus. “Salve! Salve! Salve  O Senhor dos Exércitos!” Então Deus adormeceu Adão e ele acordou como um mero homem mortal.

Mas enquanto ele dormia, Deus sussurrou nos seu ouvido os segredos da Criação e mostrou a Adão os justos de todos as gerações, e também os ímpios, até o final dos tempos quando os mortos se levantarão. Sem dúvida, Deus mostrou todos os homens virtuosos que iriam descender dele, cada geração de juízes, escribas, profetas e líderes. Assim como mostrou cada geração de santos e pecadores.

Quando Adão teve sua vida soprada, ele mal lembrou do que o Criador falou, mas em seus sonhos ele podia ouvir a voz de Deus recontando os mistérios e dizendo o que iria acontecer nos dias que virão. Adão viajaria para esses lugares e veria tudo pessoalmente. E desde que há uma faísca da alma de Adão em cada um de seus descendentes, há ainda uns poucos em cada geração que ainda ouvem a voz de Deus em seus sonhos.

NOTAS:

  • Diz-se que no século 16, o rabino Loew ou Maharal de Praga criou um golem para proteger os judeus dos ataques anti-semitas. Depois de algum tempo, ele se tornou cada vez mais violento com passar do tempo. Em algumas lendas até se diz que ele se virou contra os judeus por ter se apaixonado e rejeitado pela mulher. Rodolfo II, pediu que ele matasse o golem, então o rabino apagou a primeira letra da testa do ser.  O corpo do golem estaria guardado no ático da Nova Velha Sinagoga e dizem que mesmo durante a Segunda Guerra mundial os nazistas não se atreveram a abrir o local.
  • Para dar vida a um golem, escreve-se um dos nomes de Deus em sua testa, pedaço de papel  na boca do golem or escreve-se em seu corpo. Também se poder escrever a palavra Emet (אמת, “verdade” em hebraico) em sua testa. Se apagar a primeira letra aleph em Emet para formar Met (מת, “morte” in hebraico, quando a letra aleph é apagada), o golem é desativado;
  • kaddishwpfNo episódio Kaddish do Arquivo X, o personagem Isaque é assassinado. Após a sua morte, alguém igual a ele começa a assassinar os culpados pela sua morte. No final se descobre que sua noiva, Ariel, fez um golem à imagem dele (sendo nesse caso o golem criado por causa do amor e não pela sede de vingança). Assim ela esperava realizar o casamento, interrompido com o assassinato de Isaque. Eles se “casam”, e ela o desativa apagando a letra aleph que estava escrita nas mãos dele. O golem volta ao pó.

Mais sobre golems:

http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?letter=G&artid=334

en.wikipedia.org/wiki/Golem

http://butenessa.blogspot.com/2009/02/o-golem-de-loew.html

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em setembro 2, 2009, em contos, lendas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: