A briga de cão e gato

A Briga de cão e gato

Olhos de Gato

No começo do mundo, quando Adão de nome a todos os animais e governava sobre eles, o cão e o gato eram os maiores amigos. Eles eram companheiros inseparáveis de brincadeiras, parceiros fiéis em suas transações, e camaradas dedicados em todas as suas aventuras, seus prazeres e suas dores.  Eles viviam juntos, compartilhando da comida um do outro e confiando os seus segredos a ninguém, a não ser para eles mesmos. Parecia que não pudesse surgir diferença que pudesse causar problemas entre eles.

Então chegou o inverno. Foi uma experiência nova para eles para sentir o vento frio gelando suas peles e fazendo-os tremer. A perspectiva sombria das árvores sem folhas e o chão duro e frio pesava sobre seus corações, e, pior ainda, havia menos comida. A escassez tornou-se séria, e a fome os mergulhou na tristeza e desespero. Doggie tornou-se melancólico, enquanto Pussie ficou mais perversa, em seguida, petulante e, finalmente, desenvolveu um temperamento horrível.

“Nós não podemos continuar assim”, lamentou-se o gato. “Acho que seria melhor acabar com a parceiria. Nós não podemos encontrar o suficiente para compartilhar quando estamos juntos, mas separadamente, devemos descobrir presas suficiente durante a caça.”

“Eu acho que posso ajudá-lo, porque eu sou o mais forte”, disse o cão.

Pussie não o contradisse, mas pensou que o cão era um pouco tolo e de uma natureza bondosa. Ela sabia ser astuta e intencionava invocar essa qualidade para o seu sustento futuro. Doggie ficou profundamente magoado com o desejo de Pussie de pôr fim a sua dupla feliz, mas ele disse calmamente: “Mas claro, se você insistir em separa-se, eu concordo.”

“Está tudo acertado então,” ronronou Pussie.

“Para onde você vai?” perguntou Doggie.

“Para a casa de Adão”, respondeu prontamente a gata, que, evidentemente, disfarçou suas intenções. “Há ratos lá. Adão será grato se eu enxotá-los. Lá vou ter o que comer.”

“Muito bem”, concordou o cão.” “Eu vou andar mais para longe.”

Então o gato disse solenemente: “Temos de jurar que nunca atravessaremos o caminho um do outro. Essa é a maneira certa de encerrar um acordo comercial. A serpente disse isso, e ela é a mais sábia de todos os animais.”

Eles colocaram suas patas dianteiras direita juntas e solenemente, repetiram um juramento de nunca interferir um com o outro ao ir para o mesmo lugar. Então eles se separaram. Doggie trotted off sorrowfully with his head hanging down. Doggie trotou tristemente cabisbaixo. Ele olhou uma vez para trás, mas a gata não fez o mesmo. Ela saiu de alcance o mais rápido que pôde para a casa de Adam.

Mas Pussie não seria acalmada. Ela arreganhou os dentes feios e tentou arranhar seu antigo parceiro. O cão manteve-se fora do seu caminho tanto quanto possível, mas ela brigou com ele em cada oportunidades e, finalmente, ele decidiu não mais tolerar sua conduta.

“Pai Adão”, ela gritou, “Eu vim para ser sua escrava. Você está incomodado com os ratos na casa. Posso te livrar deles, e eu não quero nada pelos meus serviços.”

“Tu és bem-vinda”, disse o Pai Adão, acariciando o pêlo quente de Pussie.

Puss esfregou a cabeça dela contra os seus pés, ronronou contente, e correu a procurar os ratos. She found plenty and soon grew fat and comfortable. Ela encontrou muitos e  logo ficou gorda e acomodada. . Adam a tratava gentilmente, e ela logo esqueceu tudo sobre seu ex-companheiro.

O pobre Doggie não se saiu tão bem. Na verdade, ele teve tempos difíceis. Ele vagou a esmo na terra gelada e não conseguiu encontrar o menor pedaço de comida. Depois de três dias, desanimado, cansado e com as patas doloridas, ele chegou à toca de um lobo pedindo abrigo. Doggie ficou grato era mais grato, e dormir com os seus ouvidos em alerta, ele ouviu passos furtivos no meio da noite. Ele disse ao lobo.

“Afugente os intrusos”, disse o anfitrião, em tom ríspido.

Doggie o fez  obedientemente. Mas os saqueadores era, animais selvagens e quase o mataram. Ele teve sorte de escapar com vida. Após banhar suas feridas em uma poça no início da manhã, ele vagou durante todo o dia, mas novamente não conseguiu encontrar nada. Durante a noite, quando ele mal podia arrastar seu corpo faminto e ferido, ele viu um macaco em uma árvore.

“Bondoso macaco”, suplicou, “dê-me abrigo para a noite. Estou exausto e morrendo de fome.”

“Vá embora, vá embora, vá embora” gritava o macaco, pulando e balançando rapidamente de galho em galho, seus lábios se movendo rapidamente e abrindo e fechando os olhos comicamente. Doggie hesitou, e, para assustá-lo embora, o macaco pegou côcos da árvore e atirou nele.

O pobre Doggie rastejou miseravelmente longe.

“O que devo fazer?” ele gemeu.

Ouvindo o balido de uma ovelha, ele caminhou até elas e lhes pediu para ter compaixão por ele.

“Nós temos”, responderam: “Se você vigiar-nos e nos avisar quando o lobo vier.”

Doggie concordou de bom grado, e, depois de ter comido um pouco, ele estendeu-se para dormir como fiel cão pastor, com um olho aberto e outro fechado.

No meio da noite, ele ouviu lobos se aproximando, e, ansioso para auxiliar as ovelhas que o trataram bem, saltou nos seus pés e começou a latir alto. Isto alertou as ovelhas, que acordaram e correram em todas as direções. Some of them ran right into the pack of wolves and were killed and eaten. Alguns deles correram direto para a matilha de lobos e foram mortas e devoradas. O pobre Doggie estava de coração partido.

“É minha culpa, minha culpa”, lamentou ele. “Eu lati muito cedo. Oh, que criatura infeliz sou. Vou me manter afastado de todos os animais agora.”

Mais uma vez, partiu em suas viagens. Sempre que ele encontrou um animal ele corria na direção oposta. Ele teve que fazer a sua viagem pelos caminhos mais solitários e as rotas menos usadas, e a dificuldade de encontrar comida cresceu progressivamente. Enfim, ele ficou tão magro e fraco que ele mal teve forças para rastejar e tinha dificuldade de escapar de ser uma presa de animais ferozes.

Uma noite ele chegou a uma casa e pediu um pouco de alimento. A comida lhe foi dada, e durante a noite ele acordou o homem e lhe avisou que os animais selvagens estavam fazendo uma emboscada. O homem pulou, pegou o arco e flecha e os ladrões fugiram. Então ele deu um tapinha em Doggie.

“Bom cão”, disse ele. “Você é um animal sábio. Fique comigo sempre. Você vai ficar com Pai Adão”.

“Pai Adão!” Doggie gritou, em alarme. “Não devo ficar aqui.”

“Bobagem. Eu digo que você deve”, respondeu Adão, e Doggie foi obrigado a obedecer.

Pela manhã, Pussie descobriu que o cão se juntou à família e ela queixou-se a Adão.

“O cão quebrou o juramento que fez de não ficar no lugar onde eu estiver”, disse ela.

“Ele não sabia que você estava aqui”, disse Adam, desejosos de manter a paz. “Ele é muito útil. Eu quero que ele permaneça. Ele não vai te machucar. Existe muito espaço para todos nós”

“Não, não existe”, disse a gato acintosamente, arqueando-se para trás e ficando zangada. “Ele quebrou o seu juramento. Ele é uma criatura má. Você não ouse negligenciar a ofensa dele.”

O pobre Doggie se sentiu muito rejeitado, ficando com o rabo entre as pernas.

“Eu não sabia que era a casa de Adão, e eu estava tão faminto, miserável e cansado”, disse ele.

Mas Pussie não seria acalmada. Ela arreganhou os dentes feios e tentou arranhar seu antigo parceiro. O cão manteve-se fora do seu caminho tanto quanto possível, mas ela brigou com ele em cada oportunidades e, finalmente, ele decidiu não mais tolerar sua conduta.

“Eu devo deixar você, Pai Adão”, disse ele.”Pussie está fazendo minha vida insuportável.”

“Mas eu preciso de você”, disse Adão.

“Sinto muito”, disse Doggie, com firmeza, “mas é realmente impossível para mim continuar a seu serviço. A situação será diferente na casa de Seth. Ele também me quer”.

“Você não vai ficará amigo de Pussie?” perguntou Adão.

“Com prazer, se ela vai me deixasse, mas ela não vai.”

“Você se culpam”, disse Adam, perdendo a paciência. “Eu não posso convencê-los. Vocês brigarão para sempre”.

As palavras de Adão ter provado ser verdade. Desde aquele dia o cão e o gato não conseguiram chegar a acordo, e Pussie nunca consentiu em ser amiga de Doggie novamente.

Fonte: http://www.sacred-texts.com/jud/jftl/jftl12.htm

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em agosto 28, 2009, em contos, lendas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

