Mokele Mbembe e Mapinguari

Mokele_Mbembe_in_the_News

O assunto aqui são duas criaturas míticas. O mokele mbembe e o mapinguari. Um assombra as selvas do Congo e outro as selvas da Amazônia. Os dois foram “vistos” por muitas pessoas ou ouvidos e dizem até que eles já fizeram pessoas de refeição… Dizem.

Nas selvas do Congos, bem lá no fundo dos pântanos existe uma criatura parecida com o elefante e que deixa pegadas redondas. Alguns dizem que parece um dinossauro… Ele ganhou o nome de Mokele Mbembe… Segundo a língua Lingala é “aquele que para o curso dos rios”, mas também pode ser interpretado de diversas maneiras: aquele que come o topo das árvores, animal monstruoso, meio-deus,meio-besta e por aí vai… Já ouvi falar dessas lenda em vários programa de tv, mas comecei a pensar nela novamente ontem, quando falava do Mapinguari…

Interessante, mas esse relato de criaturas estranhas existem em todo o lugar do mundo… Mas to fugindo do assunto… Vamos voltar para o brontossauro… Dizem que ele tem pele lisa, cor cinza amarronzada ou nestes tons e que os pigmeus e os ocidentais que já o “viram” dizem que o bichinho se alimenta de um tipo de castanho e que se esconde ou moro em buracos no rio e pântanos, qualquer lugar coberto de água e longe da presença humana. Há mais de duzentos anos se fala dessa criatura tipo brontossauro e por mais que alguém seja incrédulo, acho difícil alguém não ter visto alguma coisa muito estranha pra surgir esse boato… Principalmente se foi visto por mais de uma pessoa.

Várias expedições que estiveram nessa região da África Ocidental, estudando outras coisas que não tem anda a ver com o mokele fazem relatos sobre a criatura, sons e visões de algo que parece um dinossauro. Uma das mais interessantes é do relato de Ivan T. Sanderson e Gerald Russel, que dizem ter ouvido um som assustador e depois ter visto a critatura, que saiude algum lugar de dentro do rio e ficou encarando os dois, por segundos que pareceu uma eternidade.”

Em 1981 a expedição de Herman Regusters voltou com material tipo pegadas e até o som de um animal desconhecido… Que você pode ouvir aqui: http://www.genesispark.com/genpark/mokele/mokelesound.wav… Mas, sinceramente, esse som é muito parecido com o uivo do vento, você decide.

Aqui na Amazônia, onde moro, é muito comum a gente ouvir as estórias do Mapinguari, o homem coisa com uma enorme boca na barriga… A estória é que ele seria peludo e vermelho, mas já houve gente que disse que ele tem uma carapaça de tartaruga nas costas, ou a pele de jacaré… Cada um tem sua versão. Quando anda, deixa pegadas redondas no mato, devem ser parecidas com as de elefante e são bem grandes, por volta de 40 cm ou 50. Já houveram também expedições procurando por ele, mas nada se encontrou… Penso que se uma criatura está escondida, deve querer permanecer desconhecida.

Muitos já disseram que se trata talvez de uma preguiça gigante pré histórica, que ainda vive nas matas. Os relatos dos índios há muito tempo falam dele, mas se acha que se havia algum remanescente já deve ter morrido. Provavelmente as antigas gerações indígenas talvez tenham convivido com o animal, daí o surgimento das lendas. Cientistas dizem que os índios criaram a estória quando viram grandes ossos de animais, daí deduziram a existência do monstro, mas há quem creia (eu também) que eles realmente viram alguma coisa.

Nos dias atuais, a lenda já está morrendo, na cidade grande ninguém acredita, mas no interior do Amazonas ainda existe a crença. Sei de gente, avô de alguém, tio-avô que já viveu algo muito estranho e é essa estória que quero contar no meu próximo post… Mesmo sendo um “bicho da cidade” ainda acredito no fantástico e nada é mais maravilhoso do que as estórias que o povo conta.

Por isso, todas as criaturas míticas desse mundo ainda vão viver muito tempo. Quem sabe um dia viveremos para ver o mokele mbembe do Congo ou o mapinguari. Assim como vivemos para ver que o celacanto ainda existia.

http://www.trueauthority.com/cryptozoology/mokele.htm

www.genesispark.org/genpark/mokele/mokele.htm

Mais informações sobre monstros perdidos na África:

https://casadecha.wordpress.com/2009/08/18/kongamato/

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em maio 8, 2009, em africa, brazilian legends and stories, contos, lendas e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: