O sonho de Bilyara

Kata Tjuta (The Olgas)

O sonho de Bilyara

Bilyara, que significa águia, sentiu a emoção do excitamento enquanto ele se preparava para dormir. Tinha sido o dia de sua cerimônia Bora, a cerimônia de iniciação que marcava o início de sua vida como homem , e ele agora ele podia caçar com os homens da sua tribo.

Bilyara encontrou dificuldades para dormir, tal era a sua emoção, mas o sono finalmente chegou, e assim o fizeram os sonhos. Um sonho em particular o perturbou e ele acordou suado.

Evidentemente, Bilyara tinha sonhado antes, e além dos ocasionais pesadelos que invadem nosso sono durante nossos primeiros anos, a maior parte deles são bastante agradáveis. Este sonho, porém, foi dos mais estranhos, ainda que não tão assustador como os pesadelos habituais, embora não menos preocupante.

Bilyara sonhou que depois de sair acampamento ele subitamente se encontrou caminhando no deserto. Ele estava consciente de que ele estava caçando, porque ele carregava suas lanças, e um nulla nulla (porrete), que é uma arma de combate, aninhada em sua cintura. O que parecia estranho, porém, foi o fato de que ele estava em um deserto.

Para começar, não havia deserto nessa parte do país, e se houvesse, o que ele estaria caçando por lá? Além de algumas serpentes e lagartos, não havia mais nada.

De repente, apareceu diante dele um acampamento de caça onde vários idosos levantaram os seus braços e apontaram em diferentes direções. Bilyara instintivamente sabia que essas pessoas não estavam vivas. “Qual deles devo obedecer?” ele pensou.

Incapaz de tomar uma decisão, ele escolheu seu próprio caminho. Bilyara caminhou até o sol se pôr no horizonte, mas nada tinha visto além de poeira vermelha e uma vegetação seca e rasteira. Então, por que ele estava lá? Ele parou para pensar na situação, e então decidiu fazer um acampamento e por lá pernoitar. Infelizmente, isso não foi possível, porque ele subitamente encontrou-se em pé sobre terreno que estava queimando. Não eram chamas, apenas pó quente e vermelho e, para seu horror, ele estava rapidamente afundando dentro dele. Foi então que ele acordou.

O sonho estranho sonho ocupou os pensamentos de Bilyara durante todo o dia, por isso ele decidiu procurar os conselhos de seu pai, que era também o wirrinun, ou seja o homem sábio da aldeia. Bilyara sentou com o seu pai e relatou o seu sonho. O sábio escutava e baixava a cabeça ocasionalmente até que o filho dele terminou. Então ele sorriu.

”Você é felizardo Bilyara “, disse.” Você recebeu uma visita dos espíritos. Uma coisa muito rara para alguém tão jovem. ”

“Porquê?” Bilyara perguntou

O wirrinun balançou a cabeça. “Quem sabe?” O que posso dizer-vos, porém, é que seu sonho é uma advertência do que você terá que enfrentar durante toda a sua vida. E tão assustador como este pode ter sido, você pode passar por tudo em segurança.”

Bilyara considerou tudo o que seu pai havia lhe dito e em seguida,perguntou: “Por que um deserto sem vida?”

“Haverá momentos em que você irá retornar da caça com nada, mas apenas com alguns lagartos e cobras.”

“Os antigos?” ele perguntou.

“Aqueles que são rápidos para oferecer seus conselhos. Você escolhe seu próprio caminho, como deveria ser.”

“Mas o meu caminho levou-me à areia movediça flamejante, por isso sei que eu estava errado.”

“Como serão muitas, muitas vezes em toda a sua vida, filho. Apenas aprenda com elas”.

Clã Burramadagal da tribo Dharrug

Nulla Nulla:

http://www.newagemultimedia.com/isaacs/artifacts.html

Scrub – tipo de vegetação:

http://www.csc.noaa.gov/crs/lca/hawaii/hi_scrub.html

 

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em setembro 29, 2008, em austrália, contos, lendas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: