Susanoo o deus do mar e das tempestades

Susanoo, o Vento Destruidor do Verão, é o deus do mar e das tempestades no xintoísmo. Nasceu a partir do muco nasal de Izanagi, quando ele lavou seu rosto da sujeira de Yomi, o mundo inferior e daí nasceram os três deuses: Amaterasu, Tsukuyomi e ele. Amaterasu nasceu do olho esquerdo e Tsukuyomi quando ele lavou a sujeira do olho direito.

À Amaterasu foi dado o sol, à Tsukiyomi, a lua e à Susanoo, o oceano, que ele rejeitou.

Em seguida, ele discutiu com a irmã dele dizendo que ele poderia produzir mais criaturas era o de maior poder. Ele tirou suas esferas da fertilidade e criou cinco entidades. Mas Amaterasu contou as esferas e disse que elas pertenciam a ela, então ela tinha criado as entidades.

Em outra versão, Amaterasu cria três pessoas da espada de Susanoo e ele cria cinco do colar dela, mas ela diz que as pessoas devem contar como se ela as tivesse criado, porque o colar era dela.

Isto causou ódio em Susanoo, que se precipitou sobre o mundo e jogando coisas pra todo lado. Ele acabou por atirar um cavalo esfolada no telhado da sala de costura de Amaterasu, fazendo com os raios de sol se assustassem e ela fugisse para uma caverna. O sol não brilharia de novo até ela ser persuadida a sair de lá.

Apesar de ela ter saído, ele foi expulso do céu, atravessando rio Hi e foi para em Izumo, onde encontrou um vellho casal aos prantos na beira do rio. “O que foi?”, ele perguntou, e disseram-lhe: “Eu sou uma divindade terrestre e essa é minha esposa e filha, a prodigiosa princesa Inada. Um dragão de oito cabeças, o Yamata-no-Orochi exige que eu dê minhas filhas à ele em sacrifício. Sete já foram devoradas e agora devo entregar a última para ele. Susanoo perguntou se ele o ajudasse, o velho daria a filha em casamento. Prontamente o idoso concordou.

Susanoo transformou a menina em um pente, com o que restava de seus poderes divinos e o prendeu a seu cabelo para mantê-la segura. Depois encheu oito potes com saquê e colocou dentro uma paliçada que ele construiu. O dragão veio farejando em rota habitual, as oito cabeças entraram nos oito buracos e Susanoo acertou as oito. Depois de matar o dragão, uma coisa caiu do rabo da besta e se acabou descobrindo que era uma espada.

A espada é chamada Kusanagi-no-Tsurugi (Espada Ceifadora) ou a Espada que Reúne as Nuvens do Céu (Ama-no-Murakumo-no-Tsurugi). Ela foi dada a Amaterasu por Susanoo como um presente de reconciliação. De acordo com as lendas, ela deu a espada para Ninigi, junto com o espelho Yata no Kagami e a jóia Yasakani no Magatama e hoje a espada faz parte do tesouro imperial japonês e pode ser visto, se você pedir permissão à Família Real.

Links p/ outra versões da lenda:

http://www.acbj.com.br/alianca/palavras.php?Palavra=234

http://forum.xisde.net/viewtopic.php?f=18&t=1283

Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Susanoo-no-Mikoto

http://eos.kokugakuin.ac.jp/modules/xwords/entry.php?entryID=143

http://www.uwec.edu/philrel/shimbutsudo/susano-o.html

http://www.wsu.edu/~dee/ANCJAPAN/CREAT7.HTM

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em setembro 23, 2008, em contos, japão, lendas, seres míticos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: