Escócia devolve ossos aborígenes ao seu povo

Um xamã faz a cerimônia da fumaça, em frente à Universidade de Edimburgo, para que os mortos descansem em paz.

Sei que o site trata de contos, mas essa notícia é importante por mostrar a crença dos aborígenes, nesse caso relacionados a ritos funerários. Eles acreditam que para o espírito descansar, os restos devem ser enterrrados na terra do morto (claro, assim como em muitas culturas) e cumprem um ritual específico para ajudar a “alma a se aquietar”… Tanto é, que há uma lenda interessante sobre um rapaz que chorou tanto a morte do irmão, que ele se levantou da tumba e se recusava a deitar novamente.

Dizem que deve se ter cuidado com o excesso de lamentações, assim como se deve temer matas densas, onde os espíritos podem estar espreitando. Tanto é que só se passa em certo locais durante o dia e em grande número de pessoas.

Quanto aos ossos, eles foram levados para Edimburgo há mais de cem anos, quando a Austrália ainda era uma colônia. As negociações com a Universidade de Edimburgo e o Museu Nacional da Escócia duraram mais de dez anos e agora os seis crânios e um osso de ouvido foram devolvidos ao povo Ngarrindjeri. Eles fizeram uma “cerimônia de fumaça”, queimando folhas de eucalipto em frente da universidade. Imagino que a fumaça irá subir ao mundo dos espíritos levando a alma dos mortos.

Agora sim eles irão descansar em paz.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2008/07/080707_aborigenes_ossos_uk_mv.shtml

Anúncios

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em setembro 19, 2008, em austrália, lendas, supertições e costumes e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: