Croatoan

clipped from docsouth.unc.edu
Illustration
blog it

Índios de Sampson County, que pertencem à tribo de Croatoan, o site é de um livro de George Edwin Butler, The Croatan Indians of Sampson County, de 1916.

A lenda de Croatoan começa com as tentativas de se estabelecer uma colônia em terras americanas.

Os ingleses precisavam fundar assentamentos se quisessem manter a posse sobre essas terras. Mas pense o quanto isso era difícil, se hoje tudo em matéria de informação e viagens é uma coisa rápida, nesse séculos as viagens demoravam meses. E para voltar a um determinado local poderia se levar meses, anos, e imagine se houvesse uma guerra ou piratas atrapalhando.

Os ingleses, para demarcar território, mandaram colonos para o Novo Mundo. Esse primeiro assentamento inglês era composto apenas por homens. Nada de mulheres ou crianças.  Eles ficaram lá por algum tempo, mas devido à falta de condições e depois de enfrentar vários invernos rigorosos, eles resolveram voltar para a Inglaterra, abandonando o local. O capitão Francis Drake , que estava passando pelo Novo Mundo, deu uma carona para eles em seu navio.

Mas os ingleses não desistiram. Em 26 de abril de 1587 dois barcos partiram, um com colonos e outro com suprimentos. Dessa vez, eles levaram mulheres e crianças porque eles realmente queriam estabelecer uma colônia permanente. Eles chegaram lá e reconstruíram as casas que foram deixadas pelos antigos colonos e que já estavam tomadas pelo mato.

Nesse meio tempo, no dia 18 de agosto, nasce a neta do governador, Virginia Dare , a primeira criança a nascer em solo americano. Na verdade seria a primeira criança americana de origem inglesa, e nem poderíamos dizer que seria a primeira de descendência européia (1) porque os vikings já haviam estado no Novo Mundo.

Após alguns dias, mais precisamente no dia 27 de agosto, o governador John White voltou à Inglaterra a pedido dos colonos, pois eles queriam que ele intercedesse pela colônia, buscando ajuda e suprimentos. Mesmo relutante, talvez em abandonar a filha e neta, ele partiu.

Mas quando chegou na Grã Bretanha eles não pode mais voltar, os ingleses tinham sido atacados pela “Armada Invencível” do rei Felipe II da Espanha e a guerra impediu qualquer tentativa de voltar ao Novo Mundo.

Muitos anos depois, ele retornou em 1.590, a única coisa que ele encontrou foi a cidade vazia, totalmente tomada pelo mato, coisas espalhadas pelo chão. Ninguém. Nem corpos, nem sangue. Nada. Somente uma palavra escrita em um tronco de árvore, “Croatoan”.

O estranho desaparecimento da colônia e a palavra Croatoan deram origem à muitas e muitas lendas. No imaginário norte-americano eles foram todos abduzidos ou levados por alguma coisa e com certeza seria uma coisa maligna.

Há pessoas que acreditam que eles foram mortos pelos espanhóis, já que eram inimigos ferrenhos dos ingleses na época. Mas é bem documentado que embora eles soubessem da colônia, não fizeram planos para atacá-la.

Quanto a ser atacados pelos índios, essa estória foi contada pelo pai de Pocahontas a John Smith. Segundo ele o que sobrou da colônia, foi morar com a tribo Chesapeake, porque tinha sido atacada por índios da tribo Powhatan, inclusive esses índios tinham um mosquete e alguns instrumentos de ferro que provavam o ataque.

Outras teorias são que eles tentaram voltar para a Inglaterra e se perderam no mar, bem, essa tentativa seria totalmente arriscada e impossível já que eles só tinham pequenos botes à disposição. Quanto a terem sido dizimados por uma doença, é improvável, pois deveriam haver corpos no local.

DEMÔNIO ÍNDIGENA

A palavra Croatoan é ligada muitas vezes a croaton, um tipo de demônio indígena. Mas não pude ver mais detalhes porque a única coisa que encontrei na internet foi “Buffalo child (Croaton) Curse on Arrowhead” algo a ver com búfalo e ponta de flecha. Nada mais.

SOBRENATURAL

Croatoan também ser refere a um episódio da série Sobrenatural, o nono da segunda temporada.  Nesse episódio Sam tem uma visão de Dean atirando em um homem e fica muito perturbado. Eles vão parar na cidade de Rivergrover. De súbito, os cidadãos começa a se matar e eles percebem que o demônio de olhos amarelos os contaminou com um vírus que faz a pessoa matar indiscriminadamente. Sam é contaminado, mas apesar disso ele não se torna uma assassino… Dean resolve então contar o segredo que o pai deles tinha revelado. O episódio aproveita a idéia de algo aterrador que fará com que uma cidade inteira suma do mapa, ou pelo menos, os seus habitantes.

klarion

SETE SOLDADOS DA VITÓRIA

Nos quadrinhos, Sete Soldados da Vitória, do escocês Grant Morrisson, também é mencionada a cidade. Morrison, sendo escocês, cresceu ouvindo muitas estórias. Na mitologia bretão, muito se ouve das sidhe, que seriam as fadas

No universo do quadrinhos, os colonizadores se “mesclaram” com seres de outro mundo e envergonhados das crias que geraram, fugiram para um submundo, chamado Croatoan. A colônia se tornou uma cidade de bruxos, onde todos praticam magia negra. Klarion é um desses habitantes, ele é um adolescente que não quer saber de obedecer ordens e parte para o mundo exterior. Politicamente incorreto e com uma personalidade cheia de nunces, ele não mede esforços e nem considerar o que é certo ou errado para atingir os seus objetivos.

Concluindo

Quanto aos fatos históricos duas coisas foram omitidas:  primeiro, que o próprio White deixou instruções para que, se eles tivessem de deixar o lugar, escrevessem em uma palavra para onde iriam. Se houvesse algum perigo deveriam escrever uma cruz junto com a palavra. Como não havia cruz com a palavra Croatoan, então partiram sem perigo nenhum. Segundo: eles já tinham decidido que o lugar mais seguro seriam com a ilha Croatoan, onde vivia tribo de Manteo, índio que se tornou amigos deles e que talvez estivesse diposto a ajudá-los.

Atualmente, há um projeto chamado de “Projeto DNA da Colônia Perdida” que vai tentar encontrar traços europeus nos índios de Roanoke.

E quanto aos índios Croatoan, possivelmente eles já tivessem genes do homem branco, pois uma lenda diz que eles seriam descendentes de marujos croatas que naufragaram no Cabo Hatteras em 1498. Muitos estudos apontam que eles tem palavra em sua língua muito semelhantes à língua dos croatas. Como se vê, o mistério é ainda maior do que se pensa.

Então a estória de algum demônio índigena ou força sobrenatural é apenas uma versão romântica da coisa. Lendas para tornar a coisa ainda mais extraordinária. Apesar de ser ficção, não deixa de fascinar muitos norte-americanos e pessoas ao redor do mundo. Talvez a imagem que muitos ainda tenham na imaginação, seja a desses colonos, sumindo pouco a pouco nas brumas. Seja para a salvação. Seja para uma alguma outra dimensão sombria.

Notas:

(1) Segundo a lenda, uma mulher viking teria dado à luz um menino, ele sim seria a primeira criança de ascendência européia a nascer no Novo Mundo.

(2) Croatoan também é o nome do álbum de 2005 do grupo Starkweather.

Fontes:

http://www.lost-colony.com/

http://ncmuseumofhistory.org/lostcolony/site/index.html

http://www.skarorehkatenuakanation.org/1885observer.html

http://digital.lib.ecu.edu/special/ead/findingaids/1061/

http://en.wikipedia.org/wiki/Roanoke_Colony

http://www.swans.com/library/art7/mgc044.html

The Lost Colony of Roanoke Island

Croatoan & Roanoke

Mais links sobre:

http://pt-br.faust.wikia.com/wiki/Croatoan

http://qualseumedo.blogspot.com/2011/02/lenda-de-croatoan.html

http://doyoumeetdk.blogspot.com/2011/03/as-lendas-de-croatoan.html

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em junho 4, 2008, em contos, estados unidos, europa, Inglaterra, lendas e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Olá! Aguardamos novas atualizações!

  2. simplesmente louca de mais essa historia… misterio só isso e mais nada.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: