O deus Oannes

Como estava pesquisando sobre sereias, uma de minhas lendas preferidas, achei o conto “The Golden Mermaid” (A Sereia Dourada), em um dos sites que contem os contos do Livro Verde das Fadas, o http://www.mythfolklore.net/andrewlang/green.htm. Nunca vi livros sobre o assunto em português, aliás, eles são raros de encontrar, por isso costumo “baixar” as lendas dos sites em inglês, afinal todos esses contos já estão livres dos direitos autorais…

Ah, mas aviso: eu sou amadora em traduções🙂 então se houver algum erro, ficaria feliz se alguém me avisasse…

Mas voltando ao assunto, como hoje não terei tempo de trazudir fica só algo interessante que achei sobre homens peixes (mermen)… Nem sabia que existia essa lenda entre os Babilônios.

O deus Oannes é um deus babilônico, metade homem, metade peixe… Ele é descrito como tendo corpo de peixe, mas cabeça e pés de homem. Segundo a lenda, ele vivia no Golfo Pérsico e todo o dia ele emergia do mar para ensinar à humanidade as artes e ciências.

Ele é baseado em Uan (Adapa) um dos primeiros dos sete deuses das sagas antidiluvianas ou então baseado em Abgallu (em sumeriano Ab = água, Gal = Grande, Lu = homem). De acordo com a mitologia sumeriana, Ea os enviou para que eles tornassem a humanidade civilizada.

Sobre shironaya

web 2.0 addict, crazy about legends, stories, drawing, cinema, painting. adoro web 2.0, lendas, estórias, desenho, cinema, pintura.

Publicado em abril 9, 2008, em lendas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá!
    Seu blog é muito interessante. Queria te pedir umas indicações de livros que contenham relatos de divindades mitológicas como as que você cita.

    Um abraço,
    Juarez.

  2. Oi Juarez,

    Obrigada por deixar o comentário. Hmm, eu não sei como posso te ajudar a encontrar livros sobre o assunto, geralmente eu cato tudo na internet mesmo… Aliás, eu dificilmente encontro livros sobre o assunto para vender, mas tem um site legal indicado por amigos: http://www.guiademidia.com.br/cultura/literatura.htm.,

    Gosto muito de lendas e contos, e todos esse contos clássicos já estão disponíveis na internet, só que não em português, por isso a idéia de traduzir alguns. Espero já ter feito bastante até o final do ano🙂

    Valeu pela visita. Abraços.:)

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: